sábado, 31 de outubro de 2009

Abraço - Casa ser criança



Olá!

Esta é uma boa forma de ajudarmos as crianças apoiadas pela Abraço, sem gastarmos nada... e ao mesmo tempo conseguimo-nos livrar dos cabos que estão em casa e que já não servem para nada! Basta seguirmos as instruções para o envio dos cabos velhos!

Obrigada!

Ajude a ABRAÇO a reconstruir a Casa Ser Criança

Envie-nos os cabos eléctricos que não utiliza.

Veja o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=yAX1jqw-nQE


A Abraço está a reconstruir a Casa Ser Criança, e todos podem ajudar, através do envio de cabos eléctricos que já não são utilizados e que podem ser reciclados.

Que tipo de Cabos?

Todos; telefone, computador, etc;


Como ajudar?

Indo a uma estação dos CTT, pede uma embalagem solidária, coloca os cabos e selecciona a Abraço de entre as várias Instituições, e os CTT fazem-nos chegar a caixa gratuitamente;

OU

Indo a um Centro Comercial Dolce Vita, e colocando os Cabos nas Casas Depósito;

A Abraço agradece!!!
Mais informações:

http://www.abraco.pt/casasercrianca

Tel:217997500

Ligue-se a esta causa!!!!

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Ateliers de informática gratuitos

A pedido da Câmara Municipal de Odivelas, através de carta que poderá consultar aqui,  vimos divulgar o SATE - Serviço de Apoio aos Trabalhos Escolares - Ateliers de Informática.

Os ateliers consistem em propor aos alunos que respondam a uma série de perguntas cujas respostas deverão ser encontradas através da pesquisa no SATE Online ficando desta forma a perceber como o explorar de acordo com as suas necessidades de estudo.

Estes ateliers terão lugar nas seguintes datas:

2 a 20 de Novembro - SATE - Ateliers de informática para o 1º e 2º ciclos;
7 e 14 de Novembro - SATE - Ateliers de informática para pais e filhos.

Música na Escola

No próximo dia 6 de Novembro, sexta-feira, a Sociedade Musical Odivelense juntamente com alunos da escola EB 2,3 António Gedeão, irá dar um concerto na escola, aberto a todos os pais e encarregados de educação.

Vá assistir e divirta-se.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Passe Escolar: 4_18 @ escola.tp



Medida com carácter marcadamente social, dirigida aos jovens e com reflexo positivo nas famílias.



Mas afinal o que é o passe escolar 4_18 @ escola.tp?

  • 4_18, porque se destina a crianças e jovens entre os 4 e 18 anos, inclusive;
  • escola, porque é um passe para estudantes; e
  • tp, porque é para utilização nos transportes públicos.
Quais os benefícios associados ao 4_18?


O 4_18 proporciona aos seus beneficiários uma redução de 50% no uso regular do transporte público nas deslocações casa-escola, durante os 12 meses do ano.


50% na aquisição do cartão identificativo do 4_18@escola.tp e 50% na compra do título mensal que sirva para as deslocações casa-escola do operador de transporte público da zona de residência.


No entanto, se o estudante beneficiário do 4_18 possuir já um cartão do operador de transporte poderá substituir gratuitamente esse cartão por um cartão 4_18, mantendo o mesmo prazo de validade.

E quem pode beneficiar do 4_18?

Todas as crianças e jovens estudantes entre os 4 e os 18 anos que frequentem o ensino pré-escolar, básico e secundário e não beneficiem de transporte escolar assegurado pelos municípios.


Como se pode ter acesso ao 4_18?


É simples e bastam dois passos.


Primeiro o aluno deverá dirigir-se à escola onde se encontra matriculado e solicitar uma declaração específica do 4_18, onde o estabelecimento de ensino comprova que o aluno está matriculado e não é beneficiário de transporte escolar do município da área de residência.


Em seguida, o aluno deverá dirigir-se a um posto de atendimento do operador de transporte, entregar a declaração 4_18 passada pela escola e requisitar o cartão 4_18.


No caso das crianças que completem 6 anos até 31 de Dezembro, não será necessária a apresentação da declaração da escola, bastando apenas a apresentação do Bilhete de Identidade ou da Cédula Pessoal e um documento que comprove a residência da criança, como o recibo da água, da luz, ou telefone.


Estes cartões terão uma validade máxima de 4 anos.


No início de cada ano lectivo, os alunos deverão dirigir-se ao seu estabelecimento de ensino solicitando uma nova declaração 4_18 e entregá-la no operador de transporte para renovar o direito à utilização do passe.

Procedimento a ter em conta em caso de falta motivada pela Gripe A

No âmbito da Gripe A, foi enviada a todos os estabelecimentos de ensino uma circular com os procedimentos a ter em conta, em caso de faltas de alunos por doença.


quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Regresso às aulas com portáteis "e-escolas"

As aulas já começaram e os materiais e os livros foram comprados, mas as exigências de equipamento escolar hoje em dia alargam-se aos computadores, de preferência portáteis. Nas ofertas "e-escolas" dos três operadores móveis há opções à medida dos alunos do básico e secundário.

Novo ano, vida nova, equipamento escolar renovado. O ciclo é conhecido de alunos e pais que mais uma vez têm de abrir cordões à bolsa para apetrechar as secretárias e as mochilas com o material necessário para responder às exigências dos alunos e das escolas. Entre canetas, lápis, cadernos e dossiers, os computadores estão cada vez mais presentes e a opção pelo portátil, que pode ser levado para onde o aluno precisa, é mais racional do que a compra de um "desktop", que fica agarrado à secretária.

O programa "e-escola", que o Governo colocou em marcha, foi um dos grandes facilitadores do acesso a computadores por muitos alunos e famílias, que viram assim chegar a suas casas também a ligação Internet. Segundo os últimos números conhecidos, terão sido distribuídos mais de um milhão de portáteis no âmbito do programa "e-escola" e "e-escolinha", este destinado aos alunos do primeiro ciclo do ensino básico e materializados pelo famoso computador Magalhães.

Para este ano lectivo, as escolas não começaram ainda a entregar os códigos necessários para que os alunos iniciem o processo de pedido dos equipamentos, mas os operadores estão ainda a aceitar encomendas com os códigos emitidos no ano passado, e mantêm o empenho no projecto. O mesmo não acontece com o pequeno portátil azul para os mais novos, que espera decisões políticas que resultam do novo ciclo agora iniciado.

Opções em decréscimo
Começando a ser operacionalizado no ano lectivo 2007/2008, o programa "e-escola" tem vindo a ser alvo de diversas reformulações na oferta disponibilizada pelos operadores, fruto da evolução tecnológica e também do maior ou menor investimento no programa e na captação de aderentes.

Para os alunos do segundo e terceiro ciclo do básico e do secundário as opções foram sempre mais plurais do que as que existem no primeiro ciclo, com o computador Magalhães, envolvendo vários tipos de equipamentos, de fabricantes diferentes, que partiam de uma base mínima de "hardware" definida pelo Governo.

No pico da concorrência as operadoras chegaram a disponibilizar, em conjunto, 14 portáteis diferentes, com opções em Linux, ecrãs com dimensões até 16,4 polegadas, placas gráficas dedicadas e outras características equivalentes aos equipamentos que se encontram à venda nas lojas, sem qualquer apoio, e que eram complementadas com ofertas adicionais onde se incluíam a entrega imediata e até sistemas de assistência técnica mais rápidos.

A situação alterou-se significativamente desde Janeiro deste ano quando a TMN recuou na sua oferta, limitando a promoção do programa e os computadores disponibilizados. A empresa manteve desde início de Setembro uma postura de menor empenho, com apenas um modelo disponível no programa "e-escolas", um equipamento de marca Acer. Uma oferta que foi reforçada com novos modelos da marca portuguesa Insys mas só disponíveis para alunos com códigos atribuídos já no ano lectivo de 2009/2010. A nova oferta inclui novamente um portátil com sistema operativo Linux e o primeiro processador Intel Core2Duo.

A linha da frente é agora assumida pela Optimus, que tem a maior e mais diferenciadora oferta com o Kanguru, sendo também a única que garante entrega imediata dos portáteis em mais de três dezenas de lojas. Uma possibilidade que a empresa garante existe para todos os segmentos do programa embora no "site" seja referido que apenas os alunos do 3º escalão, que não têm acesso a acção social escolar, podem aceder a esta opção.

A HP, Toshiba, Acer e Dell têm-se mantido fielmente nas escolhas da operadora, mas com propostas diferenciadas, em relação à capacidade de memória, ligação HDMI e Bluetooth e até a uma opção mais ecológica, o Satellite L500 da Toshiba que consome menos energia. O mínimo na memória RAM é de 4 GB e os ecrãs são todos de 15,6 polegadas, com placas gráficas dedicadas para um bom desempenho em aplicações mais exigentes.

A Vodafone mantém uma postura discreta neste programa, mantendo actualmente um único portátil como oferta, agora da marca Toshiba depois de já ter optado pela Dell e a HP-Compaq. Sem diferenciações globais, este modelo é o que inclui menor capacidade de disco rígido e memória em toda a gama de portáteis "e-escolas".

Se ainda não é um dos beneficiários do programa, esta é uma opção a considerar para reforçar o equipamento tecnológico dos alunos, mesmo considerando que, se já tem Internet em casa, valerá a pena fazer as contas ao custo total mensal.



Clique com o botão direito do rato aqui para transferir imagens. Para ajudar a proteger a sua privacidade, o Outlook impediu a transferência automática desta imagem da Internet.

Contas a 3 anos

Embora os formandos do Programa Novas Oportunidades só estejam obrigados a uma vinculação de um ano ao serviço de banda larga móvel, os alunos do ensino básico e secundário são obrigados a manter a assinatura durante 36 meses, independentemente do escalão a que pertencem.

Desta forma, todas as contas têm de ser feitas a três anos, tornando mais pesada a opção pelo Programa "e-escolas", mesmo por quem, à partida, não tem de pagar nada pelo computador. As contas bem feitas são as que pode verificar em baixo.


Clique com o botão direito do rato aqui para transferir imagens. Para ajudar a proteger a sua privacidade, o Outlook impediu a transferência automática desta imagem da Internet.


Alunos do 1º escalão Apoio Social Escolar
PC (0 €) + (Internet [5 €] x 36 meses) = 180 €


Clique com o botão direito do rato aqui para transferir imagens. Para ajudar a proteger a sua privacidade, o Outlook impediu a transferência automática desta imagem da Internet.


Alunos do 2º escalão Apoio Social Escolar
PC (0 €) + (Internet [15 €] x 36 meses) = 540 €


Clique com o botão direito do rato aqui para transferir imagens. Para ajudar a proteger a sua privacidade, o Outlook impediu a transferência automática desta imagem da Internet.


Alunos do 3º escalão Apoio Social Escolar
PC (150 €) + (Internet [17,87 €] x 36 meses) = 793,32 €


Clique com o botão direito do rato aqui para transferir imagens. Para ajudar a proteger a sua privacidade, o Outlook impediu a transferência automática desta imagem da Internet.


Na verdade não vale a pena fixar-se no valor final e comparar com o custo que poderia ter se comprasse o mesmo computador numa loja, porque, neste caso, assegura a ligação Internet que é cada vez mais fundamental e que se torna importante para quando o aluno tem de estudar fora da escola e em casa não possui um acesso de banda larga.


Fonte:http://www.jornaldenegocios.pt/

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Regras de utilização do refeitório da Escola EB 2,3 António Gedeão

Caros Pais e Encarregados de Educação:

Face às muitas queixas ouvidas na última Assembleia Geral da Associação de Pais, solicitámos à direcção do Agrupamento de Escolas a Sudoeste de Odivelas que nos enviasse um esclarecimento sobre as normas de funcionamento e regras de utilização do refeitório da Escola EB 2,3 António Gedeão, especialmente no que diz respeito à venda das senhas de refeição.

É esse esclarecimento que passamos a publicar.



Ano lectivo 2009 / 2010


Agrupamento de Escolas a Sudoeste de Odivelas
Escola EB 2,3 António Gedeão

Serviços de Apoio à acção educativa
Refeitório da Escola Sede

1. O refeitório deve fornecer à população escolar uma alimentação adequada e equilibrada respeitando os princípios dietéticos preconizados nas normas gerais de alimentação definidas pelo Ministério de Educação.

2. O horário de funcionamento deste serviço, na escola sede é das 12:00 às 14:00, de Segunda a Sexta-Feira.

3. O refeitório destina-se a servir Alunos, Docentes e não Docentes.

4. As ementas são elaboradas por uma empresa prestadora de serviços de restauração, com carácter privado, segundo o caderno de encargos aprovado anualmente pela DRELVT (Direcção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo).

5. O preço de cada refeição é estipulado anualmente, pela legislação em vigor, sendo este ano lectivo de 1,46 euros.

6. As senhas para o refeitório devem ser compradas na papelaria, de véspera, ou no próprio dia até às 10 horas, mediante o pagamento de uma taxa adicional.

7. As senhas para o refeitório podem ainda ser compradas à sexta-feira para todos os dias da semana seguinte, ou para aqueles, em que o aluno almoçar na Escola,

(exceptuam-se as situações em que o final do mês coincide com o meio da semana em que serão tiradas diariamente até ao final da semana. Ex: Se o final do mês for 4ª Feira, o aluno terá que tirar as senhas de 5ª e 6º Feira de véspera. A partir de 6ª Feira inicia o procedimento descrito em 8).

8. O horário de funcionamento da papelaria é das 9:45h às 17:20h.

9. Quando o refeitório não funcionar por motivos inesperados, os Alunos poderão trocar a senha na papelaria durante os dois dias seguintes, para o dia em que voltarem a almoçar na Escola. A senha nunca poderá ser utilizada no dia seguinte.

Para poder dar o seu contributo e cumprimento ao descrito no ponto um decidiu a Direcção Executiva deste Agrupamento estabelecer regras de funcionamento do Refeitório da Escola Sede.

1. A decisão de almoçar no refeitório da escola é dos alunos e dos respectivos Encarregados de Educação. Por isso é importante que todos cumpram as REGRAS do refeitório.

2. O refeitório funciona em sistema de “self-service”, sendo cada refeição composta por: sopa, prato principal (carne ou peixe), água, fruta ou iogurte ou doce e pão.

3. A refeição servida deve ser totalmente consumida. É fundamental verificar a ementa antes de comprar ou levantar a senha de almoço.

Os Alunos ao adquirirem a senha de refeição devem:

Ø Almoçar no refeitório (salvo excepções devidamente justificadas);

Ø Retirar o chapéu da cabeça e guardá-lo na mochila;

Ø Lavar sempre as mãos antes de entrar no refeitório (linha de refeição);

Ø Respeitar o seu lugar na fila de atendimento;

Ø Entregar a senha de almoço à funcionária do refeitório;

Ø Ocupar no refeitório um lugar que deve ser mantido em boas condições de higiene;

Ø Colocar o tabuleiro no final da refeição no carrinho dos tabuleiros. A cadeira deve ser arrumada;

Ø Comer a sopa toda;

Ø Pode repetir o prato. Para tal tem que ter comido toda a refeição (sopa e prato);

Ø Ser educados com as funcionárias do refeitório.

Seminário EPIS

Dia 15 pelas 18 horas
Seminário EPIS para os pais e Encarregados de Educação dos alunos do 5º Ano:

"Chegada a uma nova Escola"

Não falte !!!

Serão tratados assuntos que nos interessam a todos, nomeadamente questões recentes sobre problemas sérios reportados pelos pais.

É objectivo que a "Escola Segura" esteja presente.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

NIB da Associação de Pais

Exmos Srs. Encarregados de Educação

Informamos que o NIB da Associação de Pais é o 0033 0000 45356350960 05 do Millennium BCP Colinas do Cruzeiro.

sábado, 3 de outubro de 2009

Entrega dos cacifos

Caros Pais e Encarregados de Educação

Informa a Associação de Pais que a entrega dos cacifos se processará na próxima terça-feira, dia 6 de Outubro, a partir das 18.00 Horas.