Os ministros da Agricultura aprovaram ontem, em Bruxelas, um programa de distribuição gratuita de frutos e legumes nas escolas. O projecto terá um co-financiamento europeu de 90 milhões de euros por ano, sendo 1,8 milhões destinados a Portugal.
Proposto pela Comissão Europeia em Julho passado, com o objectivo de incutir nas crianças boas práticas alimentares, o programa prevê a compra e distribuição nas escolas de frutas e legumes. De acordo com os estudos realizados, os "hábitos alimentares saudáveis" têm tendência a manter-se ao longo da vida e são fundamentais para combater a obesidade e os problemas de saúde relacionados.
A verba atribuída pela União Europeia (UE) será completada por financiamentos nacionais em cada Estado-Membro. No caso português, segundo fonte comunitária, o programa terá um orçamento anual de 2,5 milhões de euros, sendo 1,8 milhões de co-financiamento europeu - um valor calculado com base na população portuguesa entre os 6 e os 10 anos. Os restantes 700 mil euros terão de ser encontrados a nível nacional.
Segundo dados da Comissão Europeia, cerca de 22 milhões de crianças da UE têm excesso de peso, mais de cinco milhões das quais são obesas, devendo este valor registar um aumento de 400 mil por ano.
Diário Notícias, 20-11-2008
Lusa
Sem comentários:
Enviar um comentário